segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como funciona o Ph dos Cabelos

Olá meninas

O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidro lipídica que protege o cabelo, a pele e a unha (de adultos) têm pH ácido, um valor entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o cabelo devem ser neutras, (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. 


Veja a tabela que o cabelo é levemente ácido.

E o que na prática o pH tem a ver com o cabelo???
Praticamente tudo em questão da sua estrutura, brilho, maciez e saúde dos cabelos!

pH Alcalino: Cabelos que sofreram processos químicos como relaxamentos, alisamentos, descoloração tendem a ficar ressecados pois o pH destes processos é alcalino. E tudo com o pH alcalino faz com que a cutícula do fio seja aberta para que o produto possa mudar a estrutura do fio de cabelo, tornando este cabelo poroso. Quer saber mais sobre cabelos porosos veja AQUI.
Dependendo do processo e de como estava seu cabelo antes do processo, o Ph final chegando a 13 seu cabelinho pode vir a derreter, ou ficar elástico. Descolorações e alisamentos permanentes são os principais causadores de cabelos elásticos.

Outras coisas que tem pH alcalino e podem danificar seu cabelo:
Shampoo Infantil: pH 7-8
Água do Mar: pH 8
Sabonete de Mão: pH 9-10
Cloro de Piscina: pH 12,5

Você pode observar que uma das coisas da lista é o Shampoo infantil que muitas vezes usamos em nossos cabelos por achar que ele é mais suave, e que assim não irá danificar nosso cabelo, grande engano... o couro cabeludo da criança diferente do nosso tem o pH de neutro para alcalino, com o valor de aproximadamente 7,5. Assim os shampoos infantis são feitos para este tipo de cabelo, e não para o nosso!!! O shampoo infantil usado nos nossos cabelos só irá abrir mais as cutículas dos fios, deixando eles ressecados, e para quem pinta os cabelos ele também acaba tirando a tintura antes do que o previsto. Podemos observar que realmente não existem crianças com couro cabeludo oleoso, bem pelo contrário, as crianças tendem a ter cabelos levemente ressecados, é devido seu pH.

pH Ácido: O pH ácido ao contrário do alcalino tende a fechar a nossa cutícula capilar, e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelos (em caso de cabelos coloridos).
O Shampoo que usamos diariamente deve ter em torno de pH 5 (levemente ácido), as máscaras e condicionadores sim, devemos procurar produtos que tenham o pH abaixo de 4 para depois da limpeza do Shampoo, selar os fios. Lembrando também que não devemos usar nada com pH abaixo de 2,5. Um produto com este pH bem baixo é o Acidificante K.PRO e também pode ser usado nos cabelos produtos como Vinagres de Maça e Suco de Limão!!! Falei de várias coisas com pH ácido AQUI para combater cabelos porosos e ressecados. Então cabelos com pH levemente ácidos ficam bonitos, saudáveis e brilhantes!!!
Então se você é aquela pessoa que vive fazendo químicas nos cabelos, saiba que terá que investir em produtos ácidos, só assim conseguirá balancear o pH do seus cabelos os tornando saudáveis de novo!!!


Sempre que você tiver dúvida, principalmente das mascaras que você tem em casa, e ela não vem com o valor do pH estampado no rótulo, entre em contato com o SAC da empresa e peça para saber o valor do pH do produto!!!

O único grupo de pessoas que deve evitar o pH ácido nas máscaras e produtos capilares são as pessoas que tem cabelos oleosos e muito oleosos. Estas pessoas tem este fio oleosos exatamente pelas cutículas dos fios já serem bem fechadinhas, assim se você colocar produtos ácidos poderá fritar ovo na sua cabeça, e não é isso que você quer!!!!

De agora em diante fique de olho no pH dos seus produtinhos capilares, fazendo com que eles ajudem você a conseguir o resultado perfeito para seus cabelos!!!

Beijinhus







11 comentários:

  1. Oi Angie, que bacana seu post. Eu sempre tive curiosidade em saber como funcionava os lavores de pH, por muitas vezes via o lavor no rótulo do shampoo mas não sabia como fazer uso dessa informação.
    Valeu a dica!
    Sucesso ;**

    ResponderExcluir
  2. Oi Alini,

    Que bom que pude ajudar de alguma forma você, fico feliz!!!
    Use sim desta informação que vai fazer bastante diferença nos seus cabelinhos!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  3. Oi Angie
    Venho aqui todos os dias e adoro tudo o que você posta!
    Estou desesperada para saber qual o PH da máscara Lumino Contrast da Loreal. Como você a usa, você é minha esperança para descobrir..rsrs...
    Aguardo a orientação sobre o PH!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Venus

      Eu realmente não sei o pH desta máscara, eu estava prestes a comprar as tiras para medir pH, mas me informaram que tem uma margem de erro de quase 1, então passar informação errada, ou aproximada não vale a pena. Mas eu já estava com este projeto para saber do pH de todas as minhas máscaras. Assim que eu souber eu faço uma postagem aqui falando de todas!!! Como não sei o pH exato, uso como condicionador a máscara da Novex, que tem como pH 3,5, pois tnho quase certeza que o pH da Lumino, não é mais baixo que isto!!! Pode fazer isto se quiser que o resultado é maravilhoso, use máscaras de fármacia como Novex, Tresseme, ou Seda Professional depois da sua máscara, que todas elas tem pH baixinho, para selar o cabelo!!!

      Beijinhus

      Excluir
  4. Ok, vou aguardar seu post, enquanto isso seguirei seus conselhos a risca!
    Obrigada pela atenção,
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre um destes cremes da Novex, que todos tem pH 3,5, eu estou usando aquele fertilizante capilar, e estou gostando muito, mas lembre que apesar dele ser classificado pela marca como máscara, só tem resultado e funcionalidade como condicionador!!! Como você já tem a Lumino, use depois dela!!!

      Beijinhus

      Excluir
  5. Olá Angie, É bem interessante esse assunto sobre o PH do cabelo já ouvi falar mas não fazia ideia da importância para saúde dos fios, legal esse seu cuidado em mostrar os " dois lados da moeda " que tem as químicas ! e compartilhar as experiências. No meu caso eu pinto o meu cabelo a uns 7 anos já fui morena , ruiva , loira até o tom 7 rs só que agora quero descansar de tinta e deixar a cor natural crescer que é um loiro escuro acinzentado e sobre luz natural fica prateado , mas... sempre tem um mas né rs o comprimento esta em um tom mel alguns reflexos dourados , pensei em pintar apenas o comprimento usando intensificador 0.1 + tinta , sei que não tem a ver com esse post mas poderia me dar uma sugestão qual cor ficaria melhor 6.1 ou 7.1 + intensificador e ox 20 ? ou nenhum rs ? desde já muito boa as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Que bom que gostou do BS!!!
      Assim, realmente fica difícil de analisar cor de cabelo, se vai ou não ficar bem, pois coloração de cabelo varia muito, e tenho medo de lhe indicar algo qe não fique bem para você. O certo seria ir pessoalmente em um profissional de confiança, é claro, e ver o que ele indica. Caso queira fazer em casa, veja a minha postagem, que mostrei como tirar o amarelado dos fios, é uma tinta com fundo bem acinzentado, porém não escurece muito.
      http://burguesinhasuburbana.blogspot.com.br/2012/09/kit-desamarelador-alta-moda-alfaparf.html
      Se achar melhor me mande um e-mail com a cor atual dos cabelos. E tento analisar para você.
      Só não entendi se você quer ou não escurecê-los?!

      Desculpe não poder ajudar melhor do que isto!!!

      Beijinhus

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oii .. certo imagina eu entendo ! cada cabelo tem um histórico né , sabe o que é as vezes que fui ao salão saiu o oposto do que eu queria rs as ultimas luzes quase detonou o meu cabelo ainda por cima ficou em um tom mel, depois de bastante hidratação consegui restaurar os fios, então geralmente faço em casa, a 1 ano uso shampoo anti resíduos e desamarelador aquele roxo , Então o meu objeto é acertar um tom que acompanhe a raiz a minha pele é de tonalidade " fria e dourada " ou seja tons muito escuros me envelhece e tons muito claros me apaga, estou a 6 meses sem pintar o cabelo as vezes penso em deixar crescer direto ..hoje em dia é até moda né cabelo de 2 cores desde que não esteja manchado rs que não é o meu caso, depois vou mandar uma foto por email para ver o que vc acha , obg pelo retorno. Bjss

      Excluir
  6. legal seu post,gostaria de saber qual o ph de uma criança de 3 anos?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!