quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Frutos Amazônicos e seus Cosméticos

Olá Meninas,

Como já havia falado AQUI passei minhas férias em Belém do Pará, região Amazônica do Brasil. Quem vem para cá fica encantado com a variedade de frutas diferentes que tem aqui. São tantos que não consegui provar todos, mas vou falar de alguns, de suas propriedades e também de alguns produtos cosméticos que já usam estes frutos.

Vou começar a falar por um que já ficou famoso mundialmente, mas que a maioria consome de forma diferente do original:

AÇAÍ

Esta é uma frutinha de altas propriedades nutritivas, entre elas: antioxidantes 10 a 30 vezes mais fortes que os antioxidantes de vinho tinto. Alto teor energético feito pela junção de gorduras monoinsaturadas (gorduras boas) 60% de Ômega 9, e 12% de Ômega 6; fibras alimentares, possuem 2g de fibra alimentar por porção. Riquíssimo em vitaminas A, E, D e K.

Os Nutricionistas falam que esta é uma frutinha que de tão cheia de propriedades benéficas a saúde parece que foi feita em laboratório!!! Mas não, é uma frutinha aqui do Pará!!! Que maravilha não?!

Em quase todos os lugares do Brasil a frutinha é consumida batida com banana, xarope de guaraná, e mais granola. Mas aqui em Belém a frutinha é consumida processada e de duas formas principalmente, ou pura com peixe, ou com açúcar e farinha de tapioca. Então porque comemos ela tão diferente no sul, sudeste e no resto do Brasil?
Como eu já consumi nos dois lugares eu digo que fora daqui a fruta passa por uma série de processos, sendo que um destes processos é a diluição e congelamento. Assim quando derretemos a fruta para fazer o Açaí para consumo a polpa congelada fica totalmente aguada, líquida, e é por isso que batemos com a banana, para dar a cremosidade. A frutinha também perde muito de seu potencial energético, por isso é batido com o xarope de guaraná, e a granola fica no lugar da farinha de tapioca para dar o crocante.

Ai esta o Açaí com Tapioca, como é consumido originalmente:

BACURI

O bacuri é muito utilizado na culinária, utilizam o fruto para fazer doces, bombons, suco, sorvetes, mousses, geleias e licores.

O fruto é rico em carboidratos, fibras, potássio, fósforo e cálcio, tendo também uma quantidade considerável de Vitamina B2 e C.

Este fruto eu também provei in natura ele pode ser levemente adocicado ou levemente amargo. Duas curiosidades, para consumir a fruta, você deve joga-la no chão com força até que a casca se quebre, outra é que só se consome a pelezinha branca (polpa) que fica em volta do caroço, ou seja, o fruto é grande mas se aproveita quase nada.

CASTANHA DO PARÁ

Outro fruto que ficou conhecido por todos é a castanha do pará, mas talvez você nunca tenha visto como mostrei na foto nº1, ela parece que vem dentro de um coco seco, várias castanhas e cada uma com casca, normalmente já vemos como na figura 3, já descascadinha. Mas aqui em Belém se vê muito dos tipos 1 e 2.

Esta castanha é cheia de propriedades benéficas para nós, ela é fonte de magnésio e ômega 3, possui também selênio que foi descoberto as propriedades na década de 70, que é um mineral que possui uma forte ação anti-oxidante ajudando no retardo do envelhecimento. 

Para suprir estas necessidades basta comer uma castanha ao dia!!!

A castanha pode ser usada de várias maneiras, em doces, bombons, sorvetes, bolos, na farofa, etc. Mas para melhor aproveitar as propriedades deve ser consumida in natura!!!

CUPUAÇU

De todas as frutas que estou falando aqui, esta é a única que não vi como fruto mesmo, mas consumi de várias formas. Esta é uma fruta bem grande, chega a medir 25cm, a polpa pura é ácida, mas todos os doces feitos com ela ficam maravilhosos. Eu provei o creme de cupuaçu, provei o sorvete de pavê de cupuaçu, também o bombom de cupuaçu, todos doces são uma delícia. Eles ainda fazem sucos, vitaminas, geleias e licores.

É uma frutinha também rica em propriedades maravilhosas: contém ferro, fósforo e proteínas. As vitaminas: C, excelente para evitar gripes; vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5). E mais as fibras que evitam que o organismo acumule toxinas, combatem a prisão de ventre. De suas castanhas extrai-se uma pasta semelhante àquela com que se produz o chocolate e a manteiga. Esta manteiga é um excelente hidratante, graças à capacidade de absorção da água, duas vezes maior que a da lanolina, o que proporciona a recuperação de umidade da pele. 

GRAVIOLA

A Graviola depois do açaí e a minha fruta preferida, ela é bem docinha. Hoje você acha facilmente em qualquer lugar do Brasil Iogurtes com sabor de Graviola, se você ainda não experimentou, eu digo que é uma boa, para quem gosta de frutas diferentes e docinhas é ótima!!!

Aqui é feito sorvete, suco natural e bombom, o meu preferido é o suco, que é uma delícia!!!

A fruta é rica em Carboidrato, frutose (por isso ela é bem doce), também possui fósforo, cálcio, zinco e possui uma quantidade boa de proteínas e vitaminas B1, B2 e C.  Essa fruta, também possui propriedade adstringente, que é usado nos produtos cosméticos.

PRODUTOS COSMÉTICOS
Hoje em dia muitas empresas estão aproveitando esta fartura de frutas cheias de propriedades benéficas, para fazer produtos cosméticos. Vou citar alguns deles aqui:


As linhas de produtos a base de Açaí, são as maiores em produtos, coloquei 3 exemplos de marcas diferentes que usam esta frutinha maravilhosa, existem muito mais produtos. A 1ª imagem é da Natura Ekos que todo mundo conhece, a 2ª imagem é uma linha de uma Farmácia de Porto Alegre a Panvel, como sou de lá apesar de morar em Curitiba a 4 anos, sempre amei os produtinhos deles, acho a qualidade boa e o precinho super em conta, a Panvel tem o Site que vende Online para todo o Brasil AQUI! A 3ª imagem é da Cadiveu, uma linha de produtos profissionais, que a Escova Progressiva é muito conhecida, comprei o Shampoo e Condicionador deles que em breve terá Resenha, porém não este de açaí!!! E este de Açaí promete restruturação do cabelo, brilho e maciez!!!

A Fefa também colocou uma postagem sobre o Conjunto do Boticário Nativa Spa Açaí AQUI, escrito pela Alessandra.


A Natura Ekos Castanha tem uma linha enorme de produtos, por isso coloquei apenas ela. Entre estes produtos tem o Desodorante Colônia Frescor, Condicionador, Shampoo, Leite para Pentear, Máscara Hidratante, Sabonete Cremoso para Corpo, Sabonete em Barra Puro Vegetal, todos os produtos feitos com castanha, e eu fiquei super tentada em experimentar esta máscara hidratante!!!


Esta primeira linha da Garnier Fructis promete a Reidratação 72h,  ele contem a manteiga de Cupuaçu. Eu já usei esta Máscara da Garnier Fructis e resenhei AQUI. Esta segunda linha é da Natura Ekos, também usando o Cupuaçu, e a promessa é de hidratação também, pois é esta a ação que a manteiga de cupuaçu faz, reter a umidade, tanto na pele quanto nos cabelos!


O Boticário Nativa Spa usou as propriedades adstringentes da graviola, para fazer um shampoo voltado para cabelos oleosos, e para a purificação da raiz, como diz no rótulo. Assim tendo uma limpeza profunda na raiz e uma hidratação leve no resto dos cabelos. Os produtos da Natura Todo Dia, como são para pele, são indicados para todos os tipos de pele, pois sua hidratação é leve, e não profunda, não é aconselhado para peles muito ressecadas! Porém o cheirinho é muito gostoso, bem docinho, eu como amo esta fruta, amei o cheirinho também!!!!

Bom minhas lindas vou ficando por aqui, pois como amo frutas por mim me estendia muito mais falando delas, porém não quero que fique uma postagem cansativa, pois ela já está bem grandona!!!

Espero de coração que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais dos Frutos Amazônicos!!!

PS: O único que não encontrei uma linha específica de cosméticos foi o Bacuri, mas achei que devia falar, pois no Pará é uma frutinha muito consumida!!!

Beijinhus

12 comentários:

  1. Angieee que post mais lindo é esse? tão bem feito! adoreiiii muita coisa! E amei a foto de vc + graviola! (linda tatooo!)...hj o dia foi tão corrido que eu queria 50 horas pra fazer td! bjooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain Fefa, que bom que gostou!!! Eu amo frutas, e por isso este post foi feito com muito amor e carinho!!!

      Obrigada!!!

      Ai que invejinha de você, hoje meu dia foi algo de tão monótono kkkkkk, mas sei bem como são dias corrido!!! ;)

      Bjinhus

      Excluir
  2. Amiga, divino post! Muito enriquecedor de informações!
    Devo voltar aqui muitas vezes!

    Se sabia que a nova linha de óleos da Schwarzkopf é feita com o nosso ouro brasileiro? Açaí!! rs

    Amei o post e confesso que ainda não tinha visto como era o cupuaçu e esse bacuri não conhecia...

    Ótimas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy que bom que gostou, foi o que disse para Fefa, esse post foi feito com muito amor!!!

      Sério, não sabia não!!! Nem me diga isso, que lá em Belém na frente do prédio que eu estava hospedada, tinha uma distribuidora da Schwarrzkopf, eu fiquei tentadíssima em comprar o descolorante Blond Me 9 tons, que estava por 91 reais, nunca vi por este preço, mas este óleo não cheguei a ver :/

      Linda e se você fosse lá iria ver mais uma centena de frutas que com certeza não conhece, tem inga, abiu, jambo, bacaba e muitas outras!!! Eu coloquei estas ai pois são as principais!!!

      Obrigada sempre pelo seu carinho!!!

      Beijinhus

      Excluir
  3. Angie,

    Adorei o teu post, muito bem expicado, insipirador! Temos uma riqueza muito grande em matéria prima o que torna os nossos cosméticos bem eficazes( tanto o povo de fora usa quanto as empresas nacionais), sou louca pela linah ekos da natura, também gosto de tudo que tem açaí, castanha...tenho a inha de açaí da Cadiveu, é muito boa, gosto de tudo, mas dou destaque ao óleo de açái que é simplesmente MARAVILHOSO, NÃO PESA NO CABELO, O CHEIRO É SUAVE, "TUDEBÃO", super indico!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estrela!!!

      Que bom que gostou!!! Realmente nossa flora Brasileira é riquíssima em matéria prima, e só a pouco tempo que começamos a usá-las ao nosso benefício. Mas antes tarde do que nunca!!! E ainda há muito o que explorar!!!

      Neste momento estou usando a Linha Bossa Nova da Cadiveu que é de óleos de palmeiras brasileiras!!! Vou anotar com certeza sua dica!!!

      Obrigada pelo carinho e seja bem vinda aqui no BS!!!

      Beijinhus

      Excluir
  4. Angie, que delícia de post...literalmente falando..hehe! Amei de paixão! Amo muito tudo isso! Produtos com componentes naturais são os meu preferidos! E vc arrasou na foto...que tattoo linda tbm!! Parabéns, show de matéria!
    bjão
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika querida, só fui ver seu comentário hoje, este blog as vezes fica doido, e ele estava moderando apenas alguns comentários, vai entender, mas agora arrumei já!!!

      Obrigada!!! Esta é a última que fiz das 5 que tenho!!!

      Eu realmente imaginei que você ia gostar, pois sei do seu gosto por componentes naturais!!!

      Fico muito feliz que tenha gostado!!! Obrigada.

      Beijinhus

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Josy, mais uma vez obrigada!!! E desculpe a demora para responder suas mensagens!!!

      Muito obrigada pelo carinho!!!

      Beijinhus

      Excluir
  6. Oi Angie, Adorei esse post sobre as matérias primas, adoro seu blog ^_^ Gostaria de divulgar uma linha ótima pra quem pratica Low Poo.. É a pós progressiva da Bio Extratus, é sulfat free, não tem parabenos, nem petrolatos e nem silicone. Meus cabelos estão fortes e é apenas a segunda vez que lavei com o xampu e máscara e finalizo com leave-in. Aprovadíssima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, obrigada sempre pelo seu carinho aqui comigo!!!

      Pois é estou usando agora um produto da Bio Extratus que logo falarei dele, está marca é muito legal exatamente por ter muitas matérias primas naturais também!!!

      Obrigada pela dica, vou anotar aqui no meu caderninho ;)

      Beijinhus

      Excluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!