quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Queimaduras Solares, As Causas e Como Evitá-las

Olá Meninas

Hoje venho falar de algo, que estamos cansadas de ouvir, porém pode se passar o tempo que for que este assunto nunca pode ser deixado de falar, principalmente agora que vai começar o Verão.

Como eu mesma disse, eu já estou cansada de ouvir que se deve passar o protetor solar para exposição ao sol, e mesmo sabendo disto, fiz a burrada de ir para Praia e não usar o filtro. O dia estava super nublado,  sabia que não ia passar muito tempo ali, então achei que podia deixar de lado a proteção, porém mesmo assim o resultado foi terrível.

Foto do dia que fui a praia. (Nublado sem sol)

queimaduras solares
Vocês podem perceber que esta não é a foto desta ida a praia, nesta foto foi em 2005 em tinha 19 aninhos (Quem me dera)!!! Porém a queimadura foi a mesma.

Serio gente isto dói pra caramba.

Uma queimadura solar é uma queimadura na pele produzida pela super exposição à radiação ultravioleta (UV), geralmente dos raios solares, esta radiação passa pelas nuvens por isso causa queimaduras em dias nublados. Uma queimadura semelhante pode ser produzida por uma superexposição a outras fontes de UV como lâmpadas de bronzeamento (que foram proibidos). Os sintomas usuais são pele avermelhada e quente ao toque, sensação de ardor e leve tontura. Os Raios UV são divididos em duas partes UVB e UVA:
UVB 
Os raios ultravioleta B deixam o corpo com a cor vermelho camarão e aquela sensação de ardência no dia seguinte. Sua radiação é cancerígena e incide com mais intensidade entre 10h e 16h, principalmente durante o verão. A exposição exagerada ao sol nesse período provoca queimaduras graves, com formação de bolhas e descamação. É a principal responsável pelas alterações celulares e lesões que predispõem ao câncer da pele.
UVA 
Os raios ultravioleta A incidem uniformemente durante todo o dia, em todos os meses do ano. Eles podem ser ainda mais prejudiciais à saúde devido à sua capacidade de destruição. A radiação UVA penetra em camadas mais profundas da pele e, a médio e longo prazos, podem provocar manchas, fotoalergias, perda de elasticidade e tumores, além de acelerar o envelhecimento da pele. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

As queimaduras são divididas em graus:
Queimaduras de 1° grau
Também chamada de queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas da queimadura de primeiro grau são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram após 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixam sequelas. Está foi o meu grau de queimadura nesta vez e como esta na foto, comecei a descascar depois de 1 semana.


Queimaduras de 2º grau
Atualmente é dividida em 2º grau superficial e 2º grau profundo. A queimadura de 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau incluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão. A cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas; não costuma deixar cicatriz mas o local da lesão pode ser mais claro. também já tive este tipo de queimadura solar, com bolhas, está sim foi horrível de cuidar, tive aos 16 anos indo sozinha para praia.
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixas cicatrizes.



Queimaduras de 3º grau
São as queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.

queimaduras solares

A sua cor de pele também diz muito sobre como ela irá reagir sobre o sol

como proteger diferenciados tipos de pele do sol

Olha eu ai me achando de modelo de Morena Clara...kkkk

Amigas podem ir juntas a praia e cada uma pode reagir de uma forma, pois cada pele tem uma cor diferente. Isto se deve ao grau de pigmentação, gerado pela melanina.

Eu sou a de camiseta (olhem a brancura das pernas), pois este era o 2º dia de praia e eu não podia pegar mais nadinha de sol, todas as outras amigas tinham feito a mesma coisa que eu, ido no dia anterior sem protetor, a Tânia da ponta esquerda não se queimou nada por já ser mais morena, a Giselle da ponta direita queimou um pouco, e a Kelly a segunda da direita, ao meu lado queimou também, mas não chegou tanto como eu, e falei com ela esses dias e ela não descascou!!!

Negras e Morenas: Tem muita pigmentação natural na pele, se bronzeiam fácil, porém ao contrário o que a maioria pensa, a pele negra e morena também podem se queimar, por isso é importante a proteção. A Sundown pensando nelas fez este protetor:
protetor para pele morena
Morenas Claras: Cabelos castanhos, mas olhos e pele clara, como a pele e os olhos são claros os cuidados devem ser maiores, tem fácil tendência a se queimar, só ficarão bronzeadas com cuidados adequados e persistência. Eu usei durante quase um mês na praia e tive ótimos resultados esta linha, olhem como ficou:

protetor para morenas claras

Ai sim ficou um bronzeado bonito sem aquele vermelho de camarão ao bafo!!!

Loiras e Ruivas Naturais: Pele super sensível, tem tendência a ter sardas, as sardas são a melanina encontrada apenas em pontos de peles muito brancas, e aparecem mais quando expostas ao sol, e ficam queimadas por muito pouco, até de baixo do guarda sol pode haver queimaduras, tem que usar protetores acima de 30 ou Bloqueadores Solares. 
protetor para brancas

Muito Importante:
Não basta você passar um fator 30 e não saber espalhar na pele. Dizem os dermatologistas que se você passa uma camada muito fina de um 30 é a mesma coisa que passar um 15, ou seja, não dá pra ser mão de vaca ao passar o filtro solar, tem que passar com vontade e bem passado!!!

como usar protetor solar

O que fazer se mesmo sabendo de tudo isso você ainda se queimou (tipo eu)?

Fazer compressas com soro fisiológico gelado ajuda muito a hidratara pele, abusar dos cremes e loções pós sol a base de aloe vera, lidocaína e Vitamina E. Tomar muuuuuuita água!!! E esperar que uma hora ou outra se for uma queimadura forte como a minha você ira descascar!!!

o que fazer com queimaduras de pele

Como esta postagem ficou muuuuuito comprida falei AQUI sobre os benefícios e malefícios do sol. 

Espero que aproveitem e vão para o sol consciente!!!

Beijinhus

4 comentários:

  1. Oi flor, adoreeei seu blog. Seguindo. Seegue de volta?
    Beijos
    arte-e-beleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roberta!!!
      Estou te seguindo também!!!

      Beijinhus

      Excluir
  2. Retribuindo a visitinha ....
    amei os post super importante se proteger do sol ..
    não vivo sem meu protetor solar!
    http://wwwcantinhovaidoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.

Sua participação aqui é muito importante para mim!!!

Obrigada pela Visita!!!